Sítios de pesquisa
As atividades de pesquisa estão sendo realizadas em duas Unidades de Conservação do Estado de Santa Catarina onde o Programa de Pesquisa em Biodiversidade estabeleceu três módulos de pesquisas baseado no sistema RAPELD (Rapid Assessments Program e Pesquisa Ecológica de Longa Duração) proposto por Magnusson et al. (2005): Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ – http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html) e Parque Estadual do Acaraí (PEAC – http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai).
Nestas duas UCs foram instalados três módulos 5 Km². Cada módulo é composto por duas trilhas no sentido Leste-Oeste e seis trilhas no sentido Norte-Sul. Nos módulos do PNSJ foram instaladas 31 parcelas (20 terrestres e 11 ripárias) e no PEAC 14 parcelas (10 terrestres e 4 ripárias). As parcelas têm 250 m de comprimento e largura variável com o grupo biológico estudado no caso das parcelas terrestres ou com a largura do riacho no caso das ripárias. Em conjunto, as parcelas representam uma variação no gradiente ecológico devido principalmente a diferenças na altitude em relação ao nível do mar, ao histórico de uso da terra e a diversidade de ecossistemas.
O Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) está situado na região serrana do Estado de Santa Catarina, distante a cerca de 150 km de Florianópolis (28°8’4″S, 49°28’47″O). O Parque foi criado em 1961 com uma área de 49.300ha. O Parque possui quatro tipos principais de fitofisionomia: os Campos Gerais ou de Altitude, as Matas de Araucárias que estão localizadas principalmente nas encostas e nos vales, a Floresta Pluvial Subtropical que ocupa o fundo dos vales e as Matas Nebulares das encostas de altitudes. A espécie dominante nos cenários do Parque é o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Ocorrem também a imbúia (Ocotea porosa), a canela-sassafrás, a caviúna e o cedro (Cedrela fissilis). O relevo é bastante acidentado, variando de 300 a 1826m de altitude. O parque situa-se em uma das poucas regiões do Brasil em que a temperatura média anual varia entre 12°C a 14°C (Vianna et.al., 2015).
O Parque Estadual Acaraí (PEAC) localiza-se na planície litorânea da Ilha de São Francisco do Sul, no nordeste de Santa Catarina (26°14’38”S, 48°38’18”O). O Parque possui área de 6667 ha, incluindo o Arquipélago de Tamboretes. O clima da região é caracterizado como subtropical úmido (Cfa), sem estação seca definida, com verão quente (média <25 ºC) e inverno ameno (média >18 ºC) (Baliero et al. 2016). A vegetação do parque é caracterizada por quatro formações de restinga (formação herbácea, arbustiva, arbustivo-arbórea e floresta de transição), além de outras formações menos representativas, como floresta submontana, várzeas e manguezais. A flora é composta por 319 espécies pertencentes a 82 famílias botânicas, dentre as quais se destacam Asteraceae, Fabaceae, Myrtaceae, Rubiaceae e Poaceae como as de maior riqueza (Melo Jr. & Boeger, 2015).
Representação Módulo Santa Bárbara – PNSJ